segunda-feira, 15 de março de 2010

picolé com iogurte


Eu vi esta receita pela primeira vez no livro A Panela Amarela de Alice, de Tatiana Damberg (ela tem o blog Mixirica). No livro, ela dá a receita do sorvete com damascos, que eu fiz na minha segunda vez. Mas, como ela mesma diz no livro, você pode fazer como quiser. E eu já fiz com goiaba, damascos secos, manga (este da foto), geléia de cupuaçu, até com ovomaltine (que não ficou muito bom...). 
É muito fácil de fazer, prático, gostoso e divertido de comer!

Enfim, aqui, o modo como eu faço.
1 copo de iogurte natural (às vezes eu uso o desnatado, outras o integral)
açúcar a gosto (às vezes eu uso o mascavo e o sorvete fica mais 'escurinho')
1 fruta ou 1 xícara de frutas secas picadas, mais ou menos, ou 1 colher(sopa) de geléia de fruta
forminhas de picolé ou copinhos que possam ir ao freezer com palitos de picolé

  Com frutas secas --> coloque numa panelinha as frutas picadas, cubra com água e deixe ferver em fogo baixo. Cuidado para não secar demais, o ponto é para fazer um purê com isso. Amasse com garfo.
  Com frutas frescas --> faça o purê amassando a fruta com um garfo ou passe no liquidificador / mixer com o iogurte; ou proceda como com frutas secas (para maçã, pera, goiaba etc)
   Misture o purê ou a geléia com o iogurte, pode ser no próprio copo do iogurte. Coloque açúcar, se necessário. Não precisa deixar muito mais doce, se estiver bom antes de ir ao freezer, ficará bom depois.
   Um copinho de iogurte dá certinho pra estas forminhas que comprei: 6 picolés. Eles parecem pequenos, mas é o suficiente para uma pessoa. (claro que, às vezes, a gente repete. rsrs)
   Na hora de servir, deixe uns minutinhos fora do freezer para desenformar.

Bom apetite!
Quem fizer, me conta, hein? Ah, pode me convidar pra experimentar também! ;-p
*

Um comentário:

Coisinhasdalili disse...

Socorro! Preciso urgente de formas de picolé!