sábado, 15 de novembro de 2014

Tofu: a saga

Dia desses, fui 'passear' na CADEG e voltei com 2 tijolos de tofu, o tal do queijo de soja. Como em casa somos só eu e Maridôncio, saí à procura de meios de consumir tudo aquilo.
Comemos cru, com shoyu e wasabi (raiz forte japonesa, aquele verdinho que vem com sashimi), comemos grelhado com molho de shimeji (um tipo de cogumelinhos), refogado com carne moída como minha mãe fazia quando eu era criança. E, finalmente, acabou UM tijolo de tofu!!! Não estou chamando de 'tijolo' à toa, cada um pesava 1kg (normalmente, no mercado, as unidades são de 400g), imaginem!!!
Recorri à internet e achei esta receita da Bela Gil, fácil e rápida, bem no meu estilo! Recomendo o vídeo, em que ela explica tudo bem direitinho. A receita, vai abaixo, com meus comentários. ;-)

Quiche de tofu com legumes, da Bela Gil (eu fiz meia receita)
(receita baseada nesta daqui)

Para a massa: 
2 copos farinha de trigo integral (usei aveia triturada no liquidificador)
1/3 copo de azeite
1/3 copo de água gelada
Sal marinho a gosto (usei sal normal)
Pré-aqueça o forno à 200ºC. Misture os ingredientes da massa numa tigela até ficar como uma massa de empadão. Não use as mãos para não transmitir calor pra massa. Coloque a massa em forminhas individuais ou num pirex. Pré-asse por 10 min. Reserve.

Para o recheio (eu não tinha estes ingredientes na minha casa, fiz a minha versão, que conto abaixo):
1 colher de sopa de azeite
1 alho poró (cortado em fatias finas)
3 cenouras (cortadas em pequenos cubos)
½ brócolis (cortados em flores pequenas)
1 dente de alho
1 colher de chá de sal marinho
Refogue o alho poró no azeite até murchar. Adicione a cenoura e o brócolis e tempere com sal. Acrescente um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar até os vegetais ficarem aldente (5 - 8min). 
*Minha versão: refoguei um pouco de presunto cortado em fatias finas, acrescentei abobrinha ralada até murchar. Nem coloquei sal, porque o presunto já é salgadinho.

Para o creme:
2 caixas de tofu
1 limão espremido (não tinha, usei um pouco de vinagre de maçã)
Sal a gosto
Shoyu a gosto (não usei)
Orégano a gosto
Azeite a gosto

Para o creme de tofu, misture todos os ingredientes no processador e bata até o creme ficar homogêneo (adicionei o azeite aos poucos com o processador ligado)
*este creme fica delicioso sozinho, como uma ricota temperada. guardei uma parte para comer com pão. Depois, misturada com a abobrinha refogada ficou mais delicioso ainda. separei uma parte também, mas não sobreviveu para passar no pão. ;-p
Misture o creme de tofu com os vegetais e recheie a massa da torta. Coloque no forno e deixe assar por 30 minutos. Se quiser o recheio mais cremoso, deixe menos tempo no forno e misture menos vegetais e mais creme. 



Considerações minhas:
* fiz só com aveia porque, só na hora, percebi que não tinha farinha de trigo em casa. Mas ficou um pouco 'massudo' e pesado.
*achei a mistura do creme de tofu com a abobrinha refogada muito, mas muito, boa! Faria isso para servir com torradas, e acho que seria sucesso na certa!



Nenhum comentário: