terça-feira, 19 de abril de 2011

legumes ao forno

Em uma semana curta como esta e com feriadão à vista, nada melhor que curtir um bom finalzinho de dia (ou o dia inteiro mesmo, por que não?) e beliscar uma comidinha gostosa, regada a boa bebida e ótima companhia, não é? Só não vale ficar cansada de tanto trabalhar e nem conseguir relaxar. Então, aqui vai uma receitinha fácil e gostosa para comer com torradinha, como salada ou como um prato quente. :-)
Confesso que esta receita foi inspirada na Caponata, mas como não sabia fazer, inventei uma à minha moda (hehehe). Para não ser processada por servir um prato falso, chamo esta receita de
LEGUMES AO FORNO
1 berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1 tomate
1 cenoura
variações: pimentão amarelo; batata baroa (ou mandioquinha); abóbora japonesa; couve-flor; damascos; passas...
sal a gosto (pode ser sal grosso)
azeite
manjericão, orégano, alecrim, e quaisquer temperos que tiver à mão
Descascar e cortar tudo em cubos. Se for servir com torradinhas, cubos pequenos, mas se for servir na refeição (fria ou quente), pode ser cubos grandes. Colocar tudo em uma assadeira grande, mais temperos. Misturar bem. Levar ao forno preaquecido por 30 a 40 minutos e misturar no meio do tempo.
Servir quente ou frio.
Guardar em um recipiente com tampa, na geladeira, por até uma semana. Parece pouca coisa, mas o rendimento é ótimo!
(atualização em 28/04/2011)
 Num final de domingo qualquer, estávamos com  preguiça de cozinhar e lembramos que estes legumes estavam na geladeira. Cortamos uns queijos, colocamos mel em um potinho (queijo com mel é muito bom!), abrimos um pacotinho de biscoito tipo água e sal e os legumes. Arrumamos na bandeja, abrimos um vinho branco (é bem refrescante no calor) e relaxamos! Bom, né?
Outra sugestão de belisquetes fácil e gostoso: Linguicinha aperitivo
***

Um comentário:

emy disse...

amo, amo legumes de forno! faço muito em casa. Quebra um galhão nos dias de estafa mental, qdo ñ consigo pensar em nada pra fazer, rs... e fica uma delícia =)