quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pão de banana e castanhas

Na véspera da minha cirurgia (eu falo sobre isso aqui), eu fiz este pão.  Vou confessar que eu só queria mesmo era acabar com as bananas, mas foi a nossa salvação na semana em que fiquei 'de molho", pois durou a semana toda e serviu para todas as horas, só ou acompanhado de manteiguinha. :-)
A receita é do caderninho que veio junto com a máquina de pão, mas acredito que não precise da tal máquina. Acho que dá pra misturar na mão, sem muito nhenhenhé, vocês vão entender lendo a receita (nem vai fermento de pão!).

Pão de Banana, Aveia e Castanha (pão de 600g)
1 xícara de bananas amassadas (eu coloquei 4 bananas médias, não medi. Mais 1 banana para enfeitar)
2 ovos
3 colheres (sopa) de margarina 
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de castanhas do pará triturada (eu coloquei um pacotinho de castanhas de caju triturada, foi bem mais que a receita pede, mas ficou bom!)
1 xícara de aveia
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (sopa) de fermento químico

* na máquina: Colocar na máquina e ligar no ciclo normal.
*como eu fiz: colocar os ingredientes na máquina e ligar no ciclo 'massa'. Assim que bateu (não deixei descansar, como é recomendado no livrinho), colocar em assadeira de bolo inglês, enfeitar com rodelas de uma banana e assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Demorou um bocado para assar, quase 1 hora.

*Mais receitas (fáceis) de banana, especialmente para a Vanessa Maurer, que tem uma plantação no quintal: Torta de banana da Mary e Mini Pizza de Banana :-)

3 comentários:

Ana Matusita disse...

Vc anda animadona com a cozinha, né?
Delícia!
Bj, bom findi,
Ana

harumi disse...

oi, Ana! ando, né? mas confesso que em desanimam as consequências na balança depois, hahahahaha.... beijoca nocê!

Vanessa Maurer disse...

Adorei esse pão... vou experimentar, já que tenho uma plantação enorme de bananas por aqui, tenho que diversificar as receitas! hihihi...

Beijocas flor, bom final de semana...