sábado, 9 de abril de 2011

Eu, zequinha.

Nós moramos no Rio e temos "uma nêga chamada Tereza", como diz a canção de Jorge Ben Jor. E a nossa Tereza é uma negona companheira, que não se intimida com os desafios da vida! :-)
Bem, pra quem não sabe, moro com um jipeiro (muito mais um estado de espírito que dono de um, segundo o próprio), que nas horas vagas é meu marido. Quando o conheci, ele tinha a Berenice, toda caidinha, mas com um coração enorme e à espera daquela recauchutagem completa, sonho de toda mulher de meia-idade (hehehe). Devido aos contratempos da vida, não pude usufruir da companhia da Berê, nem acompanhá-los em alguma aventura.
Berenice
Algum tempo depois, o destino colocou Tereza, lindona e sedutora, na nossa vida. Um dia, resolvemos ir a Bananal, na Serra da Bocaina, num sábado qualquer, só pra ver qualé. Mas a falta de planejamento fez com que só almoçássemos perto da pousada da Lili e voltássemos pra casa (fico devendo uma visita a você, hein, Lili?). Neste dia, pegamos só um pouco de lama, mas não chegou a ser uma 'trilha', por assim dizer. Foi uma prévia para a Tetê!
sapatinho da Tereza, em Bananal.
E dia desses, aconteceu uma trilha em Maricá, mas não pude ir, como contei aqui. E isso só me deixou com mais vontade de um "passeio em família". Quando aconteceu a tragédia na região serrana fluminense, nos juntamos a um grupo de jipeiros e levamos mantimentos a lugares de difícil acesso em Nova Friburgo. Nossos amigos ajudaram muito e conseguimos carregar a Terê até o teto. Mas não foi uma trilha, não foi uma aventura. Foi uma viagem muito triste, de apertar o coração, e que nos marcou para sempre.
Mas, como quem espera sempre alcança (ou cansa), chegou o meu dia! :-) Anotem: dia 19 de março de 2011 eu estreei como zequinha! Ainda uma zeca bem 'inha', meio atrapalhada e sem experiência, mas estive lá! 
Mas o que é uma zequinha, vocês devem estar se perguntando. Pois bem, zequinha é o copiloto de jipeiro que deve fazer tudo na trilha, menos pilotar. Entenderam? Eu, ainda na minha posição de caloura, não tive que afundar minha linda galocha nova na lama (hehehe), nem mexer nos coleguinhas da Tereza todos chechelentos (como se escreve isso?) de lama e terra. Fiquei dentro do carro, atenta aos comandos via rádio do grupo, pegando água e salgadinhos para o motorista (vulgo maridôncio), tentando tirar fotos... Ah, tem o trabalho prévio (arrumar a mochila, lembrar do chapéu, do óculos de sol, do repelente, do protetor solar e das guloseimas) e o pós (desfazer a mochila e escrever o post no brógui). Quem quiser saber mais sobre as funções do zequinha, clique aqui.
Tereza na trilha
(foto de Keko Braga, 2011)
Tereza na lama
(foto de Keko Braga, 2011)
Eu, zequinha.
(foto de Keko Braga, 2011)
Tereza depois do passeio, em terras urbanas.
Enfim, foi um ótimo sábado em família! (^_^)

2 comentários:

Pavoski disse...

E a nota da minha zequinha para a vida éééééééééééé: 10!!!!

Coisinhasdalili disse...

Francamente... tãp pertinho...tô te esperando esse ano, hein... ;-P (obrigada pelo link, a brima agradece!)