quarta-feira, 20 de novembro de 2013

temaki tradicional caseiro

No domingo, rolou temaki na casa da minha mãe. Não teve como não me empanturrar e ficar bem feliz! :-)
Com a moda de temakerias e restaurantes japonês por aí, muita gente já sabe/viu/comeu um temaki com peixe cru (ou não!). Eu também gosto destes, mas fazia tempo que não comia o temaki tradicional e caseiro. Nossa, muito bom! 

A diferença do caseiro para os de restaurantes é que cada um monta do seu jeito, com o 'recheio' que quiser. E a refeição vira um evento gostoso, com todo mundo 'sujando a mão', temakis explodindo de tanta coisa no meio e bate-papo sem pressa enquanto se come. 



Não achei uma receita completa aqui em casa (a gente faz muito 'de olho', daquele jeito que sempre se fez, sem muita explicação nem medidas), mas achei estes links com a receita do arroz para sushi e uma breve explicação e dicas para o temaki

Alguns comentários pessoais: 
- Eu gosto de colocar legumes, bardana e omelete fatiada (sim, o amarelinho é a omelete em tiras); geralmente não colocamos peixe cru em casa. O sashimi a gente come 'sozinho', que é pra não misturar os sabores, rsrs. 
- Eu não enrolo como um cone, prefiro fazer um rolinho cilíndrico mesmo. Acho mais fácil de enrolar e cabe mais recheio. ;-p
- E, por experiência própria, é melhor fazer vários temakis variando o recheio, do que bancar o afobado e querer colocar tudo num só: ele explodirá e vai fazer a maior sujeira! ;-) 

Quem fizer, me conta? :-D

3 comentários:

Divânia's- trabalhos manuais disse...

amadinha.....hum...vou fazer no findis...tenho que viajar para comprar as algas...ai delicinha....por falar nisso..tenho visto algas diferentes onde compro...vc poderia mostrar prá gente onde juntar e como fazer isso na SUA prática....lindona....obrigaduuuuuu!!!!

Amehlia Digital ® disse...

Pela carinha e pelos ingredientes deve ter ficado tudo de bom!
Peixinho cru não tenho coragem de comer =}
Um bejim e boa semana!

Cecilia e Helena disse...

Olá, Harumi!
Felizes festas de fim de ano! Abraço da Helena e da Cecilia.