sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A alface no meu casamento

Nos primeiros dias de vida aqui no Rio, a base da nossa alimentação era salada. O fogão demorou um pouco para chegar e, como aqui é quente e eu adoro salada, era isso que comíamos na maioria das refeições. É verdade que mesmo depois de termos microondas e fogão, continuei fazendo as saladas, geralmente com muitas folhas, principalmente alface. Um dia, marido disse que não gostava muito de saladas cruas e passei a colocar vagens, batata baroa e outros legumes cozidos no mix de alface. Pensei ser mais uma daquelas adaptações que a gente faz quando divide a vida com alguém. Ok, se ele prefere coisas cozidas na salada, tudo bem.
Eu e a salada com alface, em 2007
Mais ou menos depois de seis meses morando juntos, e muita salada com alface depois, marido, muito sem jeito, diz:
- Você gosta bastante de alface, né?
- Ah, eu gosto, sim. E é baratinho no mercado.
- Pois é... Na verdade, eu não gosto de alface. 
- (...)
- Sei que você gosta e por isso não reclamei, mas a gente não pode alternar com outra coisa? Eu preciso dizer que não aguento mais comer alface todo dia...
E, desde então e pro bem do meu casamento, eu só compro alface bem de vez em quando. (^_^)
*****
Aproveito para deixar aqui uma receitinha de molho de salada bem prático e diferente. Eu vi uma vez no programa da Nigella (amo!) e, portanto, não preciso dizer mais nada, né?
Molho de Wasabi (um tipo de raiz forte japonesa)
Misture num pote com tampa (eu uso estes de geleias): sal, azeite, suco de limão ou vinagre e wasabi. A quantidade é você que determina, de acordo com seu gosto. Feche a tampa e chacoalhe até o wasabi dissolver e os ingredientres se misturarem. Fica um molho verdinho, picante. Ideal para qualquer tipo de salada, não só as de folhas.
* Uma vez eu usei aceto balsâmico no lugar do limão. Apesar do sabor ter ficado ótimo, a aparência não ficou tanto, pela cor do aceto.

**Atualização em 15/02/2011: a foto do molho de wasabi 
o potinho onde foi feito o molho, o tubo de wasabi e a alface.

3 comentários:

Valéria Burle disse...

hahaha... levei SEIS anos para descobrir que meu marido não gostava de torta de liquidificador, presença semanal no cardápio do lanche de casa!!!! Sabe lá o que é comer toda semana algo que não te agrada?? Eles são uns fofos não??? Aguentam firmes para não nos decepcionar!

Nina disse...

Hahahahaha! Q bonito! E vc achando que quem tinha se adaptado para o bem do relacionamento tinha sido vc, hein sensei? Nem imaginava o tamanho da adaptação do seu marido, q não gostava, mas comia por vc. Achei lindo! (^.^)

Unknown disse...

hahaahah tadinho! eu já deixei de comprar algumas coisas também pq o marido dizia que não gostava... fazer sucos de maracujá ou abacaxi, por exemplo, ele 'dizia' que não gostava. até eu fazer 'pra mim' e ele tomar tudo! ahhahahaha Coisas engraçadas que vamos aprendendo no dia a dia...