quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aaa-ha-ha-ha

Esta semana eu fui a dois eventos sobre teatro japonês tradicional. Coincidentemente, duas companhias ligadas ao teatro Kyôgen estavam no Rio e lotaram a agenda dos cariocas amantes da cultura japa. :-)
O Kyôgen é um estilo de teatro cujo início data de 600 a 700 anos atrás, falado em linguagem rebuscada e que procura retratar o cotidiano das pessoas. Em algumas fontes, é considerado um estilo cômico, mas, o que aprendi nesta semana, é que não se trata de comédia, e sim de representar o ser humano e sua vida, com seus pontos positivos e negativos. O riso é consequência da identificação da plateia com as situações e com as características salientadas pelos personagens. Mas não quero falar sobre o que é Kyôgen, quem quiser saber mais pode dar um Google nisso, que achará textos mais interessantes e esclarecedores.
Nos dois eventos da semana, houve demonstrações da técnica da representação do riso neste estilo de teatro. Como é um estilo bem regrado, há toda uma definição da movimentação disso. Os fonemas usados são A e HA (leia-se rá), desta forma: AAA-HA-HA-HA. Ao se falar o AAA, o personagem deve se encolher, como se segurasse uma bexiga e a prensasse na barriga. É como se se quisesse guardar a alegria e a felicidade só para si. Em seguida, solta-se o HA elevando o corpo gradativamente, pois a alegria é tanta, que não é possível contê-la e assim, ela vai sendo irradiada do corpo do personagem para o ambiente. E é este o conceito da risada deste teatro rebuscado, cheio de regras e extremamente difícil de se representar: o riso vem de dentro e irradia para o universo, contagiando quem estiver no caminho. 
Fazer a movimentação correta da risada Kyôgen é muito difícil, mas rir gostoso, de dentro para fora, acho que qualquer um consegue fazer, não? E uma coisa eu sei: o riso (e mesmo um sorriso, que é o riso pequeno) contagia e faz as melhores energias circularem pelo universo. Então, fica o convite: você já deu a sua risada hoje?
:-D

Um comentário:

Marô disse...

Oba!
Mais uma carioca na minha vida!!
Minha alma é carioca mas estou no Paraná, pode?
Coincidência, não?
Obrigada pela visita!
Beijocas