domingo, 3 de outubro de 2010

Instituto Moreira Salles, Rio

Ontem, finalmente, eu fui ao Instituto Moreira Salles, aqui no Rio. Já estava na minha lista de lugares-a-conhecer há tempos. A-M-E-I !!! O lugar é simplesmente lindo!!!
Algumas palavras sobre o lugar:
"Desenhado no fim dos anos 1940 pelo arquiteto Olavo Redig de Campos e com projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, (...) foi inicialmente residência da família Moreira Salles e cenário de importantes encontros da política e sociedade brasileiras da segunda metade do século passado. A adaptação para seus novos fins, em 1999, levou em conta a presevação do valor arquitetônico da obra e sua localização na Gávea bairro da zona sul carioca."
(Folheto do Instituto Moreira Salles)
"Significativo exemplar da arquitetura modernista carioca, que incorpora elementos tradicionais e clássicos reinterpretados. A estrutura de todo o conjunto é feita ao redor de um pátio aberto para a piscina (...). Denota-se o modernismo pela utilização de seus elementos arquitetônicos mais carcaterísticos: a liberdade compositiva, a continuidade espacial, a estrutura independente, o zoning funcional, o cobogó, os brises etc; a tradição aparece no pátio, nas grandes passagens e varandas, como nas casas setecentistas, e no uso de azulejos decorativos; o classicismo, na ordenação e proporção das colunate."
(Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro)
E agora, a casa linda (e olhem que o dia nem tava tão bonito pras fotos...):
E agora, eu feliz lá:

*Serviço:
INSTITUTO MOREIRA SALLES RIO DE JANEIRO
"Sua programação  é renovada semanalmente e inclui mostras de artes plásticas e fotografia, ciclo de filmes, shows, palestras e cursos." (folheto do IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476 (é um pouco ruim de chegar lá, aconselho ir de carro)
site: www.ims.uol.com.br
horário: terça a sexta, das 13h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
** Como a área verde é exuberante, aconselho levar/passar repelente.


3 comentários:

Carla, Julio e Nuno disse...

Ah!!! Essa casa! Eu quero! Eu quero! Eu quero ir!

Profª Mary Meürer - Univali disse...

Lugar lindo mesmo.
Me põe na lista : )

Lu Picoral disse...

Esse lugar é bacana mesmo. Foi uma das visitas que mais curti quando estive no Rio.

Beijos e boa semana!