domingo, 4 de abril de 2010

volta pelo Rio

Na semana passada, uma amiga esteve pelo Rio para um congresso de urbanismo. Como o congresso acabava na sexta na hora do almoço e eu dava aula somente pela manhã, aproveitamos para nos encontrar e bater perna pelo centro do Rio, nos deliciando com as construções antigas, sua História, comidinhas e muita saudade para matar!
Fizemos um roteirinho básico: Cinelândia, Largo da Carioca, Confeitaria Colombo, Uruguaiana, Centro Cultural Banco do Brasil, Praça XV. Eu adoro esta parte da cidade, tanta História bem debaixo do nosso nariz! Aprendi muito quando dava aulas de urbanismo, principalmente assistindo às aulas da coordenadora de urbanismo da época a Ana Paula (ela tem um blog chamado Urbanamente: eu na cidade, a cidade em mim, sobre urbanidades, vida na cidade e tantas outras coisas, delicioso de ler!)
Chega de conversa e vamos dar uma voltinha pelo Rio?

Eu já ouvi dizer que a Cinelândia é assim chamada por ter sido o lugar onde artistas se reuniam. Se isso é verdade, não sei. Mas que reúne um conjunto de edificações de grande valor arquitetônico e histórico e exala um ar elegante e cultural, isso é verdade! É aqui que fica o Teatro Municipal, fundado em 1909. Em 2008 iniciaram-se as obras de restauração e modernização do Teatro, em comemoração ao seu centenário e, por isso, ele está cercado por tapumes. Aqui uma foto anterior à reforma, de 2007:
(foto de Isabela Pavoski, 2007)

E não acaba por aí. A Cinelândia ainda tem muitas outras atrações:
 Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional e Câmara Municipal 
(fotos de Isabela Pavoski, 2007)

Bem, depois do tour rápido pela Cinelândia, almoçamos na Confeitaria Colombo, fundada em 1894, tradicionalíssima e ponto obrigatório para turistas! (com muitas comidinhas boas e num ambiente chique!)
(foto de Melissa Belló, 2010)
Passamos pelo Centro Cultural Banco do Brasil, mas não tinha nenhuma exposição nem peça de teatro que nos interessasse. Mas valeu pela edificação (linda) e passeio pelas ruelas da região! E, então, chegamos à Praça XV, que "foi o cenário de alguns dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil e é um dos principais centros da vida urbana carioca desde o período colonial", segundo Medeiros (vide referência de fontes). Fizemos uma pausa na andança no café do Paço Imperial. O Paço Imperial é onde D. João morou quando deixou Portugal e veio pro Brasil. (Adoro esta aura histórica que cada lugar do Rio tem!)
Paço Imperial: Vista de fora (2008) e pátio interno (Mary Meurer, 2007)

No dia seguinte, almoçamos em Santa Tereza, um bairro de artistas que fica no alto da cidade e que rende boas caminhadas pelas lojinhas de artesanatos. Além do passeio de bonde, o Bar do Mineiro é outra parada obrigatória, na minha opinião. Tem um pastel de feijão e feijoada deliciosos!!
(fotos tiradas entre 2007 e 2009, autores diversos)

Bem, domingo já era hora dela embarcar e nos encontramos para um lanche em casa.  Tagarelamos mais um tanto (coitado dos respectivos!!).
Como sempre, quando recebemos amigos especiais, todo o tempo parece ser pouco para colocar as fofocas em dia e matar as saudades. Ficou a alegria de receber gente amiga e querida!! (^_^)


Fontes:
*Teatro Municipal do Rio de Janeiro: www.theatromunicipal.rj.gov.br
*Confeitaria Colombo: www.confeitariacolombo.com.br
* Sobre o centro antigo do Rio: Aulas de urbanismo de Ana Paula Medeiros (http://www.urbanamente.net/blog/)

7 comentários:

Ana Paula Medeiros disse...

Que honra ser citada aqui! Adorei o post, as fotos, a lembrança, tudo. Deve ter sido um passeio delicioso e a carinha de vocês não deixa dúvidas!
bjs

Melissa disse...

Com todo esse roteiro, companhia, e aulas de história, a-d-o-r-e-i nosso passeio!!!
Vocé é uma ótima anfitriã!!
Bjs!

Anônimo disse...

Ai que delícia! Vou qquer dia passear aí e ter você de guia! Quando fui no Rio, tirei um dia pra visitar o centro. Adoro prédios históricos e sou fascinada pela ideia da vida que sempre existiu no centro da cidade! Fico passeando e pensando como era viver ali, quem morava, onde ia... ai ai ai!

harumi disse...

Ana, foi uma delícia mesmo! boa parte proporcionada por vc e suas aulas!! obrigada! :-)

Meli, eu tb adorei! ficou alguma dúvida no post? rsrs

Denise, venha! serei sua guia com prazer! (^_^)

Mina disse...

Ah como é lindo o Rio!!! Deu vontade de visitar e dar uma passadinha aí para tomarmos um café juntas!
Adorei ler sobre os locais históricos, o Rio sempre será lindo! beijos e boa semana,

Sandra Pagano disse...

aaaaaaa eu adoro o centro do Rio!! aliás, amo a cidade toda, mas o centro é super charmoso..e a Confeitaria é show de bola!
boa semana Ha!
vc vem pra feira de SP?
bjbjbjbj

http://www.wix.com/sandrapagano/fotografia

harumi disse...

gente, qd vierem, o café já está marcado!!! =D
ah, não esqueçamos das guloseimas gostosas (não vivo sem!) hahahaha.
bjks.