sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Dia do Piquenique"

Quinta é dia de bentô aqui em casa.
É que neste dia tem aula de culinária japonesa na escola em que dou aula. Eu deixo o meu pote lá, a professora faz um pouco mais do cardápio do dia e reserva pra mim. E, assim, temos janta em casa. Marido e eu adoramos, seja pelo tempero ótimo, seja pela  praticidade, seja pelo conforto da comida caseira japa.  =D
Isso me fez lembrar do "Dia do Piquenique" que a gente fazia em casa quando crianças. Foi uma invenção da minha mãe para o dia em que ela trabalhava de manhã e não dava tempo de fazer o almoço. Ela fazia comida logo cedo e o cardápio eram aquelas gostosuras de bentô, que a gente sempre levava em piqueniques e viagens de família. 
Pra quem não sabe, bentô é a marmita japa, que geralmente não se esquenta, come frio mesmo. Ah, geralmente, se come com as mãos e, por tudo isso, é muito prático. Eu fiz um bentô em 2009 e falei um pouco disso aqui.
 Este é o meu bentô de 2009

Naquela época, a gente voltava da escola, ajudava a tirar as coisas do armário e geladeira, colocava tudo no chão da cozinha e sentava em volta, como se estivéssemos em um parque mesmo. Pensando nisso agora, é até cômico, todo mundo apertado sentado no chão da cozinha, como bem lembrou minha irmã quando perguntada sobre isso.
Ah, mas a gente adorava!!! A gente saía da rotina e era divertido! Meu irmão disse: "E até hoje acho gostoso comer bentô. Esses dias mesmo ototian (pai, em japonês) comprou bentô pra gente comer, e eu gosto muito de comer onigiri (bolinho de arroz japa) com carne com a mão, hehe"
E esta é uma das lembranças boas da minha infância!
(^_^)


**************
Hoje o dia está sendo bem chato pra mim. Muita coisa deu errado antes mesmo das duas da tarde. Queria deletar 'o hoje' do meu calendário. Ao invés disso, pra melhorar a minha lista de &^#%*!, eu deletei esta postagem que estava escrevendo há dias. Ok, a história conforta meu coração e por isso reescrevi aqui. Tem coisas que valem a pena,  né, como esta lembrança feliz!

5 comentários:

Yoko disse...

Eu faço piquenique no recuo do prédio. Isso que eu moro na movimentada Des. Motta, hehehe!
É uma ótima saída qdo os meus sobrinhos estão lá. Além de ser difertido, não suja o apê.

c r i s disse...

Oi Harumi, nossa é muito bom mesmo, né? Meus filhos adoram comer bentô nas viagens e em casa, uma delícia, tem gostinho de infância e acho que eles vão pensar a mesma coisa quando crescerem... bjinho fica triste não, o dia logo acaba e outro sempre começa!

harumi disse...

ah, comentários de gente querida tb conforta o coração! =D
beijoca, yoko! (mas o tal do recuo é um jardim e tem o muro/grade, né? aliás, é o seu jardim, né? chiiique!)
beijoca, cris! (acho que eles vão escrever no blog deles do bentô que vc faz,sim!! ;-))

Cibele Ruas disse...

Nunca comi bentô, mas marmita ôxe demais, creio que a diversão está realmente no contexto. O piquenique é uma coisa que tava martelando na minha cabeça esses dias, que vontade de fazer uns por aí...Só que na minha cozinha realmente não rola,rs. Podíamos fazer um né, até no nosso "jardim" (aterro)rolaria, que tal? Bjim

harumi disse...

Cibele, adorei a ideia!!! vamos fazer um piquenique? e eu me encarrego de levar um bentô. como vc sobreviveu até hj sem comer um??? hahahahaha...